Causas da Sensibilidade Dental

A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é sentida ao ingerir bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Mas você sabe quais são as causas?

RECESSÃO GENGIVAL

Ocorre normalmente após os 40 anos ou escovação inadequada, com muita pressão.

CREMES DENTAIS ABRASIVOS

Pode deixar o esmalte mais fino deixando a dentina exposta.

BRUXISMO

Faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis.

GENGIVITE

Pode causar retração gengival.

BEBIDAS ÁCIDAS

(Como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina.

DENTES FRATURADOS OU LASCADOS

Pois há a exposição da dentina.

Opções de tratamento da sensibilidade dentária
A sensibilidade dentária tem sua origem na exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou à retração gengival. As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos.

A melhor maneira de descobrir a causa da sensibilidade dentária é pedir ao dentista que examine seus dentes. O dentista vai observar sinais de exposição da dentina e realizar testes para determinar a causa real da sensibilidade. Por vezes, a sensibilidade tem sua origem em cárie dentária ou doenças gengivais. Essas duas causas podem ser tratadas. Outras vezes, a sensibilidade é provocada pelo desgaste do esmalte, seja por abrasão ou erosão, ou, ainda, pela retração gengival, que deixa exposta a raiz do dente.

O que se pode fazer?
Se a sensibilidade for causada por cárie, pode-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite, o dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada.

Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos tanto em consultório como em casa.

    • Procedimentos em consultório:
      • Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
      • Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;
      • Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabiliar a superfície da dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;
      • Aplicação de laser terapêutico;
  • Em casa:
    • Use uma escova de cerdas muito macias;
    • Escove corretamente, mas não em demasia;
    • Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;
    • Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente;

Há um grande número de tratamentos disponíveis. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar aqueles que funcionam melhor no seu caso. Consulte sempre o dentista. Não tente diagnosticar o problema sozinho, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer a questão.

 

Faça uma avaliação na Orthoway. Nós cuidamos do seu sorriso!