BRUXISMO

 
Quando você observar que está com os músculos da face tensos, ou sentir que está apertando os dentes, relaxe a musculatura da boca e mantenha os dentes afastados. Se o seu dentista indicou o uso da placa interoclusal, não deixe de seguir a recomendação, pois quando a peça está bem ajustada, ela não causa desconforto, e vai proteger seus dentes durante o sono.

 

 


EROSÃO DENTÁRIA

 
Para evitar a erosão dentária, evite alimentos e produtos com alto índice de acidez, como refrigerantes, bebidas energéticas, frutas ácidas e sucos de frutas naturais ou industrializados, pois as enzimas presentes na saliva, ficam com níveis mais elevados, fragilizando o esmalte dos dentes, e assim, a escovação imediata pode ocasionar um desgaste maior e acelerado.

 

 


HIPERSENSIBILIDADE

 

Evitar ingestão de alimentos ácidos, escovar os dentes delicadamente com movimentos circulares e escovas macias, com a utilização de pastas dentais dessensibilizadoras,e fazer revisão odontológica regularmente, para certificar-se de que não existe outro tipo de patologia.
 


MAU HÁLITO

 

Quando escovar os dentes, também escove a língua, para promover a eliminação de restos alimentares e bactérias. Comer vegetais como cenoura crua, maçã ou outros alimentos fibrosos, é uma boa dica, pois isso contribuirá para remoção da placa bacteriana da superfície dentária.
 


PERDA ÓSSEA

 

Sangramento na gengiva, espaço maior entre os dentes, acúmulo de restinhos de alimentos em lugares que antes não havia, movimentação dentária, hipersensibilidade e o alongamento dos dentes, são sinais de perda óssea. Assim que notar essas sintomas, não deixe de procurar o seu dentista ou um especialista em periodontia. 
 


SANGRAMENTO GENGIVAL

 

O sangramento gengival pode significar uma deficiência em outras áreas do organismo, como a carência de vitamina K, alterações hormonais, diabetes, queda de resistência, ou outros possíveis diagnósticos. Não deixe esse problema de lado, e procure seu dentista.