Os anos passam e os cuidados com a higiene bucal devem ser os mesmos na terceira idade, e não podem ser deixados de lado em hipótese alguma, mesmo que a pessoa esteja de cama ou impossibilitada de realizar a higienização sozinha.
 
A falta de cuidados com a higiene bucal nesta fase da vida, pode causar xerostomia (boca seca), cárie de raiz, problemas nas pontes ou próteses totais ou parciais, câncer, lesão na mucosa bucal, doenças periodontais, que atacam os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, endocardite e abrasão, que é o bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes. 
 
Outros fatores que podem prejudicar a saúde bucal na terceira idade, são: o uso de muitos medicamentos (causa sensação de boca seca), retração de gengiva (dá a impressão de os dentes estão mais longos), e tratamento contra o câncer, que diminui a quantidade de saliva e pode criar cáries de radiação.
 
Se engana, quem acha que ao usar dentaduras ou próteses, os cuidados diminuem ou podem ser realizados uma vez ao dia. A higienização deve acontecer após as refeições, acordar e antes de dormir. As placas bacterianas se formam também em próteses, e caso não seja removidas podem causar doenças. Uma delas é a endocardite, inflamação de um tecido do coração ou pneumonia por aspiração que pode levar a morte. 
 
A indicação é colocar a prótese, à noite, em um copo de água de preferência, com tampa para evitar contaminação. Em casos de pessoas que tem dentes naturais e também usam prótese, o ideal é usar uma escova extramacia ou macia para a higienização. 
 
É de extrema importância, retirar a prótese para dormir, a fim de proporcionar relaxamentos dos tecidos de suporte. Para os idosos que tem ausência total de dentes, a limpeza da gengiva e mucosa por ser realizada utilizando uma solução de digluconato de clorexidina a 0,12% sem álcool, que pode ser aplicada com uma gaze.
 
Para idosos totalmente dependentes o cuidador deve ser orientado a realizar a higienização correta, com o auxilio de abridor de boca,  e se o idoso estiver acamado, para enxaguar a boca, pode-se usar uma seringa descartável com água. A limpeza da língua é muito importante, e pode ser feita com raspador ou gaze de maneira delicada. A placa esbranquiçada no dorso da língua é sinal da má higienização, e pode causar halitose e infecções bucais. 
 
Fonte: A cidadeon
 

Faça uma avaliação na Orthoway. Nós cuidamos do seu sorriso!