Como é feita a profilaxia na Orthoway

Os procedimentos mais comuns feitos na profilaxia são:

  • Tartarectomia

É sempre a primeira etapa da profilaxia.

Uma vez que não é possível remover tártaro apenas com escova e fio dental, o profissional usará um aparelho chamado ultrassom ou instrumentais curetas para fazer a raspagem e remoção destes tártaros.

  • Jateamento

Quando necessária, é feito logo após a tartarectomia.

A profilaxia poderá ser fortificada com o uso de um jato com bicarbonato de sódio, que tem como função a remoção de placa bacteriana e do tártaro; e também de polimento e proteção do dente.

  • Escovação completa

Caso o profissional ainda ache necessário, uma escovação completa será feita com uma escova parecida com escovas elétricas, só que profissionais, mais a utilização de uma pasta dental também encontrada apenas em consultórios odontológicos e uso de fio dental.

  • Flúor

A aplicação de flúor é o último procedimento. Tem como função manter o frescor da boca e devolver minerais, além de fortificar os dentes.

Com que frequência deve ser feita?

A frequência da profilaxia varia dependendo de cada caso. O mais comum é que seja feita de seis em seis meses.

Em casos que o dentista perceba um maior acúmulo de placa bacteriana e tártaro, poderá ser indicada uma frequência maior: de três em três meses, por exemplo. E em casos opostos, a profilaxia poderá ser feita uma vez por ano apenas.

Mas não se preocupe, seu dentista saberá definir o que é melhor para você. Mas você sabe com que frequência deve visitar o dentista?

Cuidados

É importante que o paciente, ao sair do consultório odontológico após a profilaxia, aguarde de uma a duas horas para se alimentar ou beber novamente para deixar o flúor penetrando e agindo por mais tempo.

A profilaxia de maneira alguma substitui os cuidados com a higiene bucal feita em casa diariamente, portanto o uso da escova, da pasta de dente e do fio dental de sua preferência deve continuar logo após cada refeição.

 

Já agendou sua profilaxia? Se ainda não, consulte seu dentista. 

Faça uma avaliação na Orthoway. Nós cuidamos do seu sorriso!